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Helicóptero Biturbina MD 902 Explorer – Ano 2013 – 253 H.T.

O MD 902 Explorer é um helicóptero biturbina, de porte leve, que apresenta a maior cabine funcional de sua categoria (4,89 m³), tudo isso com baixo custo operacional.O MD 902 Explorer é um helicóptero biturbina, de porte leve, que apresenta a maior cabine funcional de sua categoria (4,89 m³), tudo isso com baixo custo operacional.

O MD 902 Explorer voa rápido (velocidade de cruzeiro de 252 km/h), é certificado na categoria A (permite o vôo com uma só turbina no caso de uma eventual falha na segunda), não utiliza Magnésio em qualquer parte de sua estrutura, transmissão ou motores (a estrutura de material composto é resistente à corrosão em ambientes marítimos e agressivos) e ainda utiliza o sistema anti-torque avançado NOTAR® (Sem Rotor de Cauda), mais seguro e silencioso da categoria. O helicóptero está certificado para vôo IFR diurno e noturno, incluindo vôo IFR Single Pilot na categoria A, único da categoria com esta capacidade.

O motor utilizado é composto por duas turbinas Pratt & Whitney PW 207E com FADEC (controle operacional eletrônico do motor), permitindo maior segurança na partida e monitoramento do motor, com uma potência máxima de 800 shp cada.

O MD 902 Explorer é utilizado no mundo todo para diversos tipos de operações, tais como:
• Corporativo
• Segurança Pública
• Aeromédico
• Transporte de Carga
• Militar

A dimensão do helicóptero o permite operar em áreas restritas e de pouco acesso. A autonomia é de 3.1 horas de vôo e o alcance de mais de 500 km. O MD 902 Explorer tem capacidade para 1 piloto + 7 passageiros ou 1 piloto + 1 co-piloto + 6 passageiros.

O MD 902 Explorer tem a Segurança em 1º Lugar, apresentando:
• Resistência à impactos de força 30G
– Assentos a prova de choque para tripulação e passageiros: 30G’s a 30 ft/9.2 m por segundo
– Sistema de combustível resistente à fortes impactos (Part 27 Crash Resistant)
– Cabine e Cockpit resistente à fortes impactos (Crashworthy A-Frame)
• Single Pilot – IFR, categoria A (capacidade de realizar vôo instrumento, com um piloto, com uma turbina inoperante)

O sistema Boeing NOTAR® (No Tail Rotor / Sem Rotor de Cauda) tem as seguintes características:
• Acesso à locais restritos e aproximação de pessoas nos 360° da aeronave;
• Elimina o rotor de cauda, protegendo pessoas em vôo e no solo (70% dos acidentes relacionados ao rotor de cauda são evitados com o NOTAR®)

Além da maior segurança, o Sistema NOTAR® é responsável por uma redução drástica do nível de ruído e de vibração da aeronave (o nível mais baixo da categoria).

O MD 902 Explorer conta ainda com reduzido custo operacional direto (USD 600,00 por hora de vôo), resultado da presença da mais moderna tecnologia em seu desenvolvimento, eliminando eixo, rolamentos e caixa de transmissão, bem como reduzindo a vibração geral da aeronave.

Além do baixo custo, o MD 902 Explorer apresenta uma Manutenção Simples e Reduzida, tendo todo seu comportamento monitorado por um sistema inteligente que informa o operador de qualquer necessidade de ajuste ou alteração.

Em janeiro de 2012 o MD 902 Explorer mais voado no mundo (West Yorkshire Police – Inglaterra) ultrapassou a marca de 15.000 horas de vôo, comprovando a confiabilidade da aeronave.

TSN    253,3

TSO    NOVO

CSN    N/A

CSO    N/A

Pousos 503

DADOS DO MOTOR LEFT

Fabricante     Pratty Whitney

Modelo PW 207E

N° de Série    PCE-BGO159

TSN    253,0

TSO    NOVO

PT      325

CT      316

IMP    190

 

DADOS DO MOTOR RIGHT

Fabricante     Pratty Whitney

Modelo PW 207E

N° de Série    PCE-BGO158

TSN    253,0

TSO    NOVO

PT      326

CT      321

IMP    81

Airframe

Left-/right-hand sliding cabin doors

Baggage compartment door

Sliding cabin and cockpit door windows

Keyed door and access panel locks

Left and right side passenger steps

Anti-collision lights (2)

Position lights and strobe lights

Hover and approach lights

Single-point gravity refueling port

159-gallon (602 liter) fuel system

Jack pad installation kit

Dual hydraulic-system manual-fill hand pump

Heater/defogger

Rain gutter set

Carbide skid shoes

Hydraulic system single-point pressure fill ports

Fuselage tub inspection panels

External power receptacle

Twenty-two amp, 24 Vdc NICAD battery

Main rotor and NOTAR® fan balance monitoring system

Vertical stabilizer control system

Air conditioning

One color standard paint

Left-/right-passenger steps

Vertical stabilizer control system

Ram air ventilation w/blower

Interior – Cockpit

Energy-attenuating crew seats with fivepoint restraint harness

Gray cockpit trim/carpeting

Twenty-eight volt utility outlets

Cockpit pneumatic door openers

Copilot floor-mounted intercom switch

Cockpit fire extinguisher

Crew wander utility and dome light

David Clark headsets (2)

Rotorcraft Flight Manual storage and

Certificate of Airworthiness display envelope

Dual-redundant hydraulic-boosted

flight control system

Dual right-hand command flight controls

Right-hand command rotor brake

Single-pilot inverted-L instrument panel

Interior – Cabin

Cabin soundproofing

Beige cabin utility trim (wall, ceiling, carpet)

Twenty-eight volt utility outlets

Flush-mounted cargo tie downs

Medical first-aid kit

One cabin station intercom jack

Two cabin threshold lights

Cabin temperature control

Baggage Compartment

Baggage area utility light / Baggage door fixed window

Engine

Twin FADEC Pratt & Whitney-Canada

Model 207E Engines, 710 shaft horsepower (shp) (530 kiloWatt [kW]) turboshaft engines

Integrated water wash system

Engine fire detection/suppression system

Engine inlet screens

Monitoring Instrumentation

AMS-43 three panel intercom system audio control

Airspeed indicator

Avionics master switch

Outside air temperature indicator

Magnetic compass

Single pitot tube (VFR only)

Analog cockpit (to be replaced by a digital cockpit: Refer to Paragraph 5.9.11)

Miscellaneous

Integrated instrument display system

laptop computer (IIDS, only)

Ground base maintenance computer software (IIDS, only)

Ground base maintenance interface cable (IIDS, only)

Ground handling wheels

Pitot tube cover (1)

Main rotor blade tie downs

Foreign object damage upper deck cover

Airframe, engine, and battery logbook

System/subsystem maintenance manuals and illustrated parts list

Rotorcraft flight manual

A aeronave acima é de terceiro e como tal sujeita a venda prévia e/ou alteração de preço. Dados fornecidos pelo proprietário , sujeitos a verificação.

PESO MÁXIMO BRUTO: INT 6,500 LB
PESO MÁXIMO BRUTO: EXT 6,900 LB
CARGA ÚTIL: 3,125 LB
EFEITO GROUND HOVER-IN: 10.650 PÉS
EFEITO CHÃO HOVER-OUT: 8.780 PÉS
VELOCIDADE MÁXIMA DE CRUZEIRO: 131 KT
TAXA MÁXIMA DE SUBIDA: 2120 PÉS / MIN
ALCANCE: 328 NM

A aeronave acima é de terceiro e como tal sujeita a venda prévia e/ou alteração de preço. Dados fornecidos pelo proprietário , sujeitos a verificação.

Preço:Consulte-nos
Categoria:Helicóptero Bi-Turbina
Fabricante:MD Helicopters
Modelo:MD902 Explorer
Assentos:7
Ano:2013
Horas Totais:253
Combustível: Jet-A
Condição:Usado
Ref:AV4154
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